Palavras-chave

—Achamos que a clareza é importante, ao mencionarmos palavras ou termos pertinentes ao nosso estudo. Palavras têm significados, mas nem todos entendem da mesma forma o seu significado. Achamos importante que você saiba o que queremos dizer quando mencionamos ou falamos algumas dessas palavras.

O Evangelho - O evangelho é as boas novas de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, eternamente triunfante sobre os inimigos, de modo que não há condenação para os que creem e estão em Cristo Jesus.

Expansão do Evangelho - As características da Expansão do Evangelho são: 1. A rápida propagação do Evangelho, 2. Discípulos fazendo discípulos, 3. Comunidades transformadas pelo poder do Evangelho, e 4. Igrejas plantadas onde o Evangelho é proclamado e onde discípulos são multiplicados.

A Bíblia - Cremos que Deus falou nos 66 livros da Bíblia, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento (a que nos referimos como “Bíblia” ou “Escritura”), por meio de autores humanos inspirados por Deus. Sendo a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a Bíblia não contém erros nos escritos originais. Ela é a revelação completa da vontade divina para a salvação e a autoridade absoluta pela qual cada esfera do conhecimento e esforço humanos deve ser avaliada.

Cremos que embora Deus possa orientar cristãos de várias formas, rejeitamos o ensino de que pessoas podem receber “palavras de Deus” tendo a mesma autoridade da Escritura. Portanto, apenas a Bíblia deve ser crida em tudo que ela ensina, obedecida em tudo que ela exige e confiada em tudo que ela promete [Salmo 19:7-11, Mateus 5:18, 2 Timóteo 3:16, 17, 2 Pedro 1:20, 21].

*As traduções são importantes. Usamos:

A Igreja - A Igreja, ekklesia na linguagem bíblica, não é um edifício! A Igreja é gente! (Embora em alemão por exemplo, a palavra é kirche, o que significa um edifício.) Ekklesia ´é uma palavra grega composta de duas palavras, ek, que significa "fora", e kaleo, que significa "chamar". Igreja significa literalmente "os chamados". A palavra é plural por natureza, indicando que os crentes são automaticamente chamados do mundo a Cristo e colocados na comunidade de fé.

Ainda que muitos de nós não consigamos nos reunir fisicamente em um prédio durante esta temporada de Covid, a Igreja ainda é a Igreja. Com muitos cristãos espalhados ao redor do mundo, as pessoas que seguem e acreditam em Cristo não são menos a Igreja do que quando se reuniam para os cultos fisicamente.

Cremos na igreja como instituição divina, com a tarefa de proclamar a mensagem de salvação aos perdidos sem Cristo e para edificar os salvos. Cremos na unidade espiritual dos crentes em nosso Senhor Jesus Cristo. (Atos 1:8; Atos 2:42-47; Efésios 1:22,23; 4:11-13).

Liderança Transformadora - Líderes transformadores são os que recebem e abraçam o chamado de amar a Deus e fazer discípulos. Eles amam os outros e vivem em comunidade (são unidos em propósito) e essa unidade dos crentes os leva a obedecer ao mandamento de Deus de ir e fazer discípulos que fazem discípulos. Usam seus dons e oportunidades para realizar o impacto eterno. Eles são revestidos de poder pelo Espírito de Deus, fazem tudo para a glória de Deus e maximizam a influência para expandir o Reino de Deus.

Discipulado - Por definição, o discípulo é seguidor, alguém que concorda e ajuda a propagar as doutrinas de outro. O discípulo cristão é a pessoa que concorda e ajuda a difundir as boas novas de Jesus Cristo. O discipulado cristão é o processo pelo qual discípulos crescem no Senhor Jesus Cristo e são equipados pelo Espírito Santo - que reside em nossos corações - para vencerem as pressões e provações dessa vida presente e deste modo se tornarem mais semelhantes a Cristo. Isso requer que vivamos a Palavra diariamente, isto é, estudando-a, orando para praticar o que lemos e obedecendo-a. Além disso, devemos sempre estar preparados para dar a razão da esperança que há em nós [1 Pedro 3:15] e para discipular outros a que trilhem o caminho de Cristo. De acordo com a Escritura ser discípulo cristão envolve crescimento pessoal contínuo.

O cone sul (Brasil) -Definimos o Cone Sul como uma região geográfica na América do Sul localizada a leste da Cordilheira dos Andes e ao sul do Trópico de Capricórnio que abrange Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, cujos povos são principalmente de descendência européia e são menos alcançados.

Será que ainda há alguma outra palavra que você desejaria ver aqui? Você tem alguma dúvida? Por favor nos informe!